A função da escola é de fortalecer a dimensão social de forma coletiva, consciente e responsável, baseados no conhecimento sobre fundamentos filosóficos e históricos, nas metodologias das disciplinas, nas teorias da aprendizagem, nos conceitos e nas temáticas sociocultural das diferentes comunidades em que atua.
Quando esses fundamentos básicos se distanciam da realidade, o processo educacional se estanca e os objetivos da educação, a intencionalidade e o desempenho não se concretizam como deveriam.
O que assistimos nos últimos tempos, são escolas com dificuldades em manter, resgatar e desenhar uma identidade coerente com as necessidades de um público em constante transformação, que precisa de ações e estruturas compatíveis com princípios e valores, éticos e morais.
As escolas têm tentado se adaptar a estas demandas, muitas das vezes, trazendo para si modelos copiados que seguem um mesmo padrão, currículos estandardizados que não priorizam a individualidade e as vivências dos seus alunos, jogando assim por terra, o trabalho de anos que fazia desta escola única.
Onde mora o desafio:
O verdadeiro pulo do gato é percorrer o trajeto do idealizador deste projeto, resgatando seus valores e redesenhando sua identidade que faz desta escola única.
A partir deste entendimento é possível seguir adiante.
A governança familiar é uma importante ferramenta, para que mais e mais escolas consigam olhar para si e construir seu futuro pautado em seus objetivos de longo prazo, fazendo as conversas difíceis entre os mantenedores para que possam definir se a composição da sociedade é coerente com a identidade da escola e se o modelo praticado chega até seus alunos, ou se perde no caminho criando uma escola incoerente com seus ideais.
Escolas que não têm coerência, estão fadadas a serem absorvidas por grandes grupos que têm clareza de sua identidade e praticam a coerência em todas suas ações.
Se você tem dúvida do quanto sua escola ou empresa está alinhada a seus valores e princípios, contacte a DeFamilia, pois será um grande prazer apoiá-los neste processo.
Gostou desse tema? tem algum comentário?