Governança corporativa é um conjunto de regras estabelecidas para dirigir, monitorar e incentivar negócios, de modo que eles se tornem mais eficientes e mais transparentes, tanto para as pessoas dentro da empresa quanto para investidores. A governança corporativa transforma conceitos abstratos, como missão, visão e valores em ações concretas.

Uma boa governança cria harmonia no relacionamento entre sócios, acionistas, diretores, conselheiros, auditores, enfim, todos os envolvidos na gestão da empresa, alinhando seus interesses e aumentando o valor da sociedade, contribuindo para a preservação do patrimônio e a perenidade da empresa.

Entre os princípios básicos de governança estão:

  1. a transparência na tomada de decisões e dos processos organizacionais;
  2. equidade entre os stakeholders;
  3. accountability ou prestação de contas rigoroso;
  4. responsabilidade social e ambiental.

Uma das práticas de governança corporativa bastante praticadas e que alcança excelentes resultados é a criação de conselhos. Um conselho consultivo, por exemplo, possibilita o compartilhamento de experiências importantes para a gestão da empresa.

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