A capacidade de influenciar além das incertezas

Em mais uma live do “Convívio em Família”, a Defamília fez um bate-papo com Wania Moraes e Fátima Faria – coachs profissionais, consultoras empresariais e facilitadoras de grupo em processos de desenvolvimento de liderança, para abordar sobre a capacidade de influenciar além das incertezas.

A crise causada pela pandemia da Covid-19 nos fez acelerar os processos de transformação e, principalmente, a repensar negócios, crenças e valores. E o papel do líder neste cenário se tornou ainda mais importante para todos a sua volta.

O que são influencers

O termo “influencer” nasceu no mundo digital mas, certamente, já ultrapassa os limites de apenas este meio. Influencer digital é um indivíduo que possui um público fiel e engajado em seus canais digitais. A principal característica é que esta pessoa exerce uma capacidade de influência na tomada de decisão de compra, nas opiniões e atitudes de seus seguidores.

A revista Forbes, uma das mais importantes publicações de marketing digital, diz que o termo “influência”, neste contexto, está diretamente relacionado aos seguidores com quem o influenciador compartilha conteúdo.

O influenciador tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, do conhecimento, posição ou relacionamento com seu público. Por meio de uma relação construída com coerência, os chamados “seguidores” passam a considerar o influencer como referência e autoridade em assuntos específicos.

Tipos de influencers

A quantidade de seguidores não é o único fator que define os tipos de influenciadores, mas com certeza é um ponto a ser considerado. Eles podem ser nanoinfluenciadores (com até 10 mil seguidores), microinfluenciador (até 100 mil) chegando até a megainfluenciador (ultrapassando 1 milhão de seguidores).

Além disso, os influenciadores são normalmente reconhecidos por um segmento, uma área ou um tema. Eles podem ser digitais, corporativos, de moda, gastronomia, economistas, cientistas, milleniuns, da geração z, gamers, esportes e uma infinidade de muitos outros.

Quem são os “ALPHA” INFLUENCERS?

Podem ser TODOS, que auto confiantes e perseverantes, ”lideram” de modo genuíno, entendem e acreditam em seus propósitos, dedicando-se a  trilhar uma Jornada trazendo para o mesmo propósito AQUELES  (Seguidores/Adeptos) que se identificam com a causa.

Para tanto, os INFLUENCERS,costumam  dedicar-se  a expansão de seus propósitos em diferentes meios, através de “discursos”, ações, atitudes, práticas , envolvendo e cativando seus SEGUIDORES  de diferentes formas FORMANDO TENDÊNCIAS. 

Destacando as “Características ALPHA” que os diferenciam:

  • Transmitem proximidade com seu público alvo ou cadeia de conexões de forma que seus seguidores possam ter experiências naquilo aos quais foram cativados/instigados;
  • Grande poder de convencimento; São formadores de opinião;
  • Se envolvem e acreditam que tem um “chamado pessoal” (propósito, intuição);
  • Utilizam-se de ferramentas para a produção de conteúdos;
  • Tem “algo” a compartilhar , ensinar, apresentar e  com   seus seguidores ; Ditam tendência ao Mercado e a seu núcleo/ “Tribos” de interação.

A relevância dos influencers no mundo dos negócios

Hoje as pessoas estão em busca de experiências. É preciso gerar envolvimento e quanto mais real, mais resultado é gerado. Quando a gente fala de “gente como a gente” a pessoa se identifica. E aí entra o papel dos influencers como embaixadores de marcas e empresas.

O seu produto é a sua própria imagem que, muitas vezes, se mistura entre pessoal e profissional, mas com ações e atitudes coerentes que demonstrem propósito é possível ter grande relevância como influencer e assim impactar muitos.

Um líder é também um influenciador

Você não precisa de um perfil em alguma rede social com milhares de seguidores para se tornar um influencer. Antes de mais nada você precisa entender que as características que tornam uma pessoa um influencer são as mesmas de um líder empresarial.

Você não precisa de um perfil em alguma rede social com milhares de seguidores para se tornar um influencer. Antes de mais nada você precisa entender que as características que tornam uma pessoa um influencer são as mesmas de um líder empresarial.

———————————————————-

A Defamilia traz toda semana assuntos relevantes para o universo das famílias empresárias com o intuito de auxiliar nos processos de transformação necessário para o momento em que vivemos.

Você pode assistir nossa webinar para aprofundar o assunto com as especialistas e ainda ficar por dentro de outras temáticas em nosso site.