CONSTRUINDO UM SONHO

A NOSSA HISTÓRIA COMEÇA BEM AQUI.

1938 – Chega ao Brasil o nosso personagem principal, o Sr. José, filho mais velho de uma família de 6 irmãos, que veio para o Brasil por já ter um primo por aqui e, que dizia a todos, que aqui era a terra do futuro.

Ao chegar ao Brasil foi logo encontrar seu primo que morava em São Paulo, e que tinha o ofício de mascate (vendia produtos de porta em porta). José, logo aprendeu o ofício e em pouco tempo já saia sozinho a fazer suas vendas. Mas as coisas iam devagar. Nesta mesma época, conheceu uma moça muito bonita que mais tarde se tornou sua esposa, ela era filha de um senhor que tinha um armazém e em pouco tempo ele já fazia as entregas dos produtos do armazém, mas tambem tinha os cunhados, que faziam parte no negócio.

Decidiu por montar seu próprio armazém, o sogro o ajudou para que pudesse fazer as primeiras compras e garantir o estoque. A vida era difícil, mas agora era só ele e a esposa. Moravam em cima do armazém.

Os anos foram passando, os filhos crescendo e todos ajudavam no armazém.

Família do Sr. José

Em 1953 surge o Sirva-se, primeiro supermercado Brasileiro aberto em São Paulo, que copiou os moldes dos supermercados da Europa e que já era um sucesso.

O Sr. José tinha um filho que sempre o ajudou muito no armazém e este o convenceu que seria uma ótima opção seguirem a modernização e abrirem um mercado.

Assim, o Manuel filho mais velho, começa a procurar com o pai um terreno que pudessem construir seu supermercado e o que mais os encantava era a possibilidade do público se servir, retirando o que que queriam sem que tivessem que fazer o manejo da mercadoria.

Por fim, acharam umas terras próximas à avenida paulista e compraram essas terras e em algum tempo começaram a construir seu supermercado.

Não foi nada fácil, mas ambos viviam em uma empolgação só. Nesta época, fazem uma viagem à Europa e depois aos EUA para conhecerem os supermercados de lá e ficaram encantados.

Aí veio a inauguração da nova loja e foi um sucesso, fazia fila na porta.

Os irmãos foram crescendo e vindo todos a trabalhar no mercado cada qual em uma função.  As mulheres não trabalhavam no mercado pois estavam sendo preparadas para o casamento.

Os anos foram passando e os negócios prosperando, todos se casaram e começaram a vir os netos.

Nesta fase, com o crescimento da família, começam os primeiros conflitos entre os irmãos.

Então, o fundador decide que é hora dos filhos cada qual tocar um supermercado próprio. Isto é feito, o que os leva a sair de um negócio de uma únca loja para 6 lojas, pois um dos genros também teve interesse em ter sua loja.

Aqui começa a grande primeira crise:

O que vocês acreditam que ocorreu?

Para quais caminhos seguiram?

Você sabe como a Governança Familiar pode efetivamente contribuir em uma situação como esta?