Entenda quais são os principais pontos de atenção da família empresária e que não se pode deixar de cuidar

Confira nosso bate papo com João Marcos clicando aqui.

Dentre os desafios comuns enfrentados por qualquer empresa, as familiares possuem fatores adicionais, principalmente relacionados a conflitos pessoais. Quando não se tem clareza nas funções desempenhadas por cada membro, nas responsabilidades e na tomada de decisões, a probabilidade de conflitos aumenta significativamente.

Por conta dos conflitos que podem ocorrer nesse formato de negócio, a aplicação de boas práticas de Governança Familiar se faz extremamente necessária.

Neste artigo vamos ver os principais pontos de atenção da família empresária e que não se pode deixar de cuidar.

Governança Familiar

Antes de entender o que é Governança Familiar há a necessidade de compreender o que é família. Família é um grupo de pessoas com ancestralidade comum, que, normalmente, vivem sob o mesmo tempo, e compartilham laços sentimentais, vivências e suas próprias vidas.

Ao longo do tempo as famílias crescem e aumentam a complexidade. Noras, genros, netos, segundos casamentos, enteados, irmãos, sobrinhos, cunhados. Quando a complexidade aumenta possíveis dificuldades de relacionamento surgem. Quando a família é empresária e tem patrimônio pode agravar ainda mais a situação.

Organizar melhor as relações e as decisões é a contribuição principal da Governança Familiar.

Uma metodologia que facilita a integração, convivência, visão de futuro, organização e preservação do patrimônio e bem estar da família.

Por que famílias precisam da Governança Familiar

Ao longo dos anos as diferenças entre os membros da família começam a aparecer. Há, muitas vezes, a presunção de que, por ser da mesma família, todos pensam da mesma forma e tem as mesmas ideias. Mas não é assim que acontece. Cada membro tem visões de mundo diferentes.

Quando estas diferenças se voltam para dentro do sistema da empresa, surgem conflitos mais difíceis. Quando a família tem que tomar decisões e atender as necessidades dos membros da família as divergências acontecem. E isso provoca reações nas pessoas. Às vezes uma se sente injustiçada, outra prejudicada, e as diferenças vão se acentuando e com isso a família vai tendo cada vez mais dificuldade de lidar com elas.

O processo de Governança Familiar vem para ajudar a desmanchar todas estas questões nebulosas e assim a familiar conseguir olhar para a frente, para construir o futuro de forma mais harmônica.

Como preparar sucessores

A preparação de um sucessor começa pela conscientização de que todos os herdeiros já é um gestor de patrimônio. Agora se vai herdar um patrimônio rentável ou uma chuva de problemas depende muito de quando inicio o planejamento da sucessão familiar. A delegação do negócio para a mão de um sucessor deve ser planejada e definida sobre alguns conceitos e princípios.

A preparação do sucessor em si é um projeto que surge na governança familiar mas que pode caminhar de forma independente.Esse projeto pode ser, inclusive, o sucessor participar de outras empresas. Pode ser feito em várias etapas para se adquirir as habilidades necessárias para ser o sucessor nos negócios da família.

Os desafios das novas gerações

Um desafio das novas gerações é a autonomia. Quando a nova geração chega no momento de definir sua vida profissional e carreira, surgem as seguintes opções: trabalhar na empresa da família, buscar uma profissão totalmente fora do negócio familiar, que permita ter uma autonomia ou uma realização pessoal, ou ainda empreender de forma independente dos negócios da família. Esta última é uma alternativa que acontece com muita frequência.

O ponto chave é cada um entender que o futuro da sua própria vida depende de você e dos acordos que faz com a família. Se você não depende desse grupo, pode fazer acordos melhores, para que não seja a única fonte de renda.

família prolongada feliz que comunica-se ao andar no dia do outono em um monte. - generation - fotografias e filmes do acervo

 

_______________________________________________________________________

A Governança Familiar é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas familiares e famílias empresárias. Por meio de uma metodologia que desenvolve reflexão, orientação, alinhamento de expectativas e definições quanto ao futuro da empresa e da família, diversos acordos são selados para buscar sucesso empresarial e, sobretudo, relações mais harmoniosas.

João Marcos Varella é consultor especialista da Defamília e há anos trabalha orientando empresários e famílias empreendedoras.