#onovonormal a oportunidade de construir um novo futuro possível

No último episódio do “Convívio em Família” contamos com a participação de Anna de Souza Aranha, Diretora da Quintessa, uma aceleradora de negócios de impacto e que nesta pandemia tem realizado um serviço essencial para nosso país através do movimento #onovonormal. Um convite para refletir e agir em tempos de crise. 

A seguir falaremos um pouco mais sobre a Quintessa, como surgiu o movimento #onovonormal e como ele tem funcionado. Confira!

Conhecendo a Quintessa

 

Fundada há mais de 10 anos, a Quintessa é uma aceleradora de negócios de impacto, que tem como propósito transformar a realidade do país por meio do empreendedorismo. A Quintessa ajuda as empresas a encontrar propósito e sustentabilidade, a fim de gerar um impacto positivo e deixar o seu legado.

Anna está há cerca de 8 anos nessa empreitada, como Diretora da Quintessa, dedicada à coordenação das áreas de seleção de negócios de impacto, desenvolvimento de novos programas em parceria, comunicação e relacionamento com o setor, além dos assuntos estratégicos da organização. Ao longo de seus oito anos de experiência no setor, vêm atuando como especialista no assunto em eventos, bancas de seleção e ações de advocacy.

Com ela, a Quintessa conta ainda com um time de gestores de aceleração que é responsável pelo desenvolvimento de vários negócios empreendedores que passam pela empresa.

O que são negócios de impacto

 

Negócios de impacto tem muito a ver com empreendimentos ou negócios que resolvem desafios sociais ou ambientais de uma forma sustentável financeiramente, vendendo produtos e/ou serviços.

É também chamado do setor 2.5 pois reúne características do 2º setor (venda de produtos e serviços) com a do 3º setor (impactos sociais e ambientais). Empresas que buscam a sua relevância por meio das soluções para os desafios sociais e ambientais e que querem deixar o seu legado.

O movimento #onovonormal

 

“O novo normal” é uma oportunidade de construir um novo futuro possível. Este movimento, criado pela Quintessa, surgiu de uma soma de fatos e eventos no início dessa crise toda que vivemos, causada em grande parte pela pandemia do coronavírus, e veio de um desejo profundo de contar e expor mais para as pessoas uma filosofia e uma crença que já estava dentro da Quintessa há muito tempo.

O momento tem feito as pessoas descobrirem os desafios sociais e ambientais. A falta de água, as condições de higiene, os desafios da alimentação saudável para todos. O grande paradoxo é que estes problemas já estavam todos aí, mas só agora, com a crise, vieram à tona. As causas, que eram invisíveis, agora ganharam visibilidade.

O movimento é um convite para reflexão e ação. Todos querem voltar ao normal logo, mas para qual normal a gente quer voltar? O normal que a gente vivia antes já não estava mais funcionando muito bem. Essa é a oportunidade de voltar para um “novo normal”, para uma realidade que seja mais adequada para o nosso futuro.

O movimento tem três pilares muito bem definidos: atuar em soluções para os desafios sociais e ambientais por meio dos negócios, colocar o ser humano no centro das decisões e garantir a
perenidade dos negócios de impacto. E com base nestes pilares foi criada a plataforma “Negócios pelo Futuro”.

A plataforma “Negócios pelo Futuro”

 

Criada pela Quintessa, a essência dessa plataforma é um convite para, junto às organizações parceiras, impulsionar as soluções dos negócios de impacto de forma assertiva, apoiando estes empreendedores, e reduzindo os efeitos da Covid-19.

As soluções são classificadas em três grandes grupos:

1) Negócios de saúde que atuam no combate à pandemia

  • Prevenção, diagnóstico ou tratamentos;
  • Infraestrutura e suporte na assistência médico-hospitalar

2) Negócios que ajudam na recuperação socioeconômica

  • Empregabilidade e educação profissional;
  • Acesso a benefícios do Governo;
  • Geração de renda;
  • Acesso à microcrédito.

3) Negócios que reduzem impactos negativos do isolamento social

  • Saúde física e mental;
  • Melhoria das relações intrafamiliares;
  • Acessibilidade para PCDs;
  • Educação a distância.

Todas estas soluções, para fazer parte da plataforma e do programa de aceleração, precisam cumprir três requisitos:

  • Gerar impacto relevante;
  • Ter capacidade de atender alta demanda;
  • Ter eficácia comprovada e viabilidade de execução.

Como os empreendedores estão passando por esse momento

 

Há três cenários que encontramos os empreendedores neste momento. O primeiro deles é formado por empreendedores que já tinham seus negócios baseados ou fortemente alinhados à digitalização e que atuam com serviços e/ou produtos que ganharam mais evidência na crise. Para estes empreendedores o momento é oportuno e os seus negócios tem crescido vertiginosamente.

Há um segundo grupo que são aqueles empreendedores que estão sofrendo fortes impactos negativos decorrentes das medidas de isolamento social. Não estavam preparados para a digitalização do serviço e da forma de trabalhar e passam por uma crise intensa.

E o terceiro grupo são aqueles que estão se adaptando. Que estão conseguindo aproveitar o momento para rever produtos, serviços, formas de entrega. É um período de intensa adaptação e muito oportuno para rever crenças e valores.

_______________________________________________________________________

O novo normal é um movimento que vem para ajudar o país, os empreenderes e as pessoas. Um projeto criado pela Quintessa que você também pode fazer parte.

Assista a gravação desse bate-papo aqui e veja como você também pode fazer parte.