Arthur Braga Nascimento

Ficha Técnica

Empresa Familiar: BNZ Advogados

Propósito: Transformar o BNZ no principal escritório com atendimento a startups inovadoras no Brasil.

Qual é o maior desafio para alcançar este propósito? Cultura e escalabilidade.

Uma frase inspiradora: O difícil não é matar um leão por dia mas tirar as antas da frente

Entrevista completa

Frases de destaque

Arthur Braga Nascimento: "Aposte e arrisque, pois se você não tentar, pode se decepcionar no futuro."

O advogado e empreendedor Arthur Braga Nascimento também entrou para o nosso time de Embaixadores Defamília. Criador do BNZ Innovation, um núcleo do escritório BNA Advogados focado em desburocratizar o ecossistema e auxiliar startups em estágio inicial em relação a serviços jurídicos, Arthur esteve no 3º Encontro Embaixadores Defamília e compartilhou conosco um pouco das suas experiências como empreendedor e membro de uma família empresária:

Conte um pouco sobre a sua trajetória de vida e carreira.
Comecei estagiando no BNZ, para ter o conhecimento mais amplo do direito, pois assim era possível conhecer várias áreas.. Depois, quis ter uma experiência em outro escritório (um corporativo e não familiar) e fui ao Machado Meyer, um dos principais escritórios do Brasil.
Depois de dois anos lá, tive uma experiência em uma outra empresa e que agregou muito valor na minha vida. Então, retornei ao BNZ para atuar como advogado cível, porém, não estava tão satisfeito e decidi fazer pós-graduação em Administração no Insper. E durante as aulas de empreendedorismo que descobri que startups em geral têm muitas demandas jurídicas mas que nenhum escritório estava oferecendo um serviço diferenciado e específico para elas. Neste momento decidi abrir o BNZ for Startups, emprese que hoje se tornou a BNZ Innovation e é uma das principais referências na área jurídica para startups.

Qual é o maior desafio dentro do seu negócio?
Demonstrar que o serviço jurídico é importante demais para as startups e que o advogado não é um cara chato e quadrado como antes.

Nos fale sobre o sonho que você está vendo se materializar através do seu negócio.
Ter algo que eu criei e que está impactando vários empreendedores de forma positiva.

Como foi para você tomar a decisão de empreender? E qual foi o impacto desta decisão na sua família?
Até que foi fácil, pois querendo ou não meu pai é um empreendedor e ele me apoiou desde o começo com o projeto, pois sabia que teria potencial e valeria o risco.

Qual dica você daria para um membro de uma família empresária que tem dúvidas sobre o seu futuro?
Aposte e arrisque, pois se você não tentar, pode se decepcionar no futuro. Por mais que você erre, se for persistente e trabalha com ética, uma hora você terá resultado. É preciso ser paciente e insistente. Além do mais, os erros são uma ótima experiência para os próximos projetos que for desenvolver.

Você acredita que o impacto social positivo gera valor aos negócios? O que você tem feito em relação a isso no seu negócio?
Com certeza! O impacto social, além de dar uma satisfação interna com o que você está criando de valor, acaba impactando de forma positiva no seu negócio. Acredito muito que cada um colhe o que planta. Se você planta o bem, o resultado certamente será positivo. Por mais que às vezes demore, é preciso ter paciência e nunca desistir.