Navegando em 2020

Superando desafios com a ferramenta “Navegando em 2020”

Assista ao vídeo completo da nossa conversa, clicando aqui.

No papo de hoje, trouxemos 3 especialistas para abordar formas de criar e fortalecer suas redes de apoio para enfrentamento de momento de crise como o que vivemos.

Conheça um pouco do time que fez parte dessa conversa com a Defamília:

Priscilla Mello, fundadora da Defamília Estratégia para Famílias Empresárias, empresa especializada na geração de propósito coletivo nas famílias empresárias através da governança familiar, oferece apoio a esses famílias em diversos processos.

Laura Villares, é consultora da Defamília, atuando com mentoria de empreendedorismo, desenvolvendo projetos e planos de negócios para as empresas.

Flávia de Pauta, sócia-fundadora da Regência Criativa, é a estrategista do time, cuidando da gestão do negócio e do relacionamento com parceiros e clientes. Com o propósito de apoiar as pessoas a visualizarem caminhos e possibilidades, desenvolve um trabalho de facilitação por meio do design gráfico, conectando temas e criando assim um fluxo narrativo ilustrado repleto de significado.

Bruna Lima, fundadora da Inovaria, é especialista em inovação pela Universidade de Lisboa. A Inovaria é uma aceleradora de inovação para empresas, ajudando a oxigenar a cultura da empresa para uma cultura inovadora e a agilizar projetos, tirando ideias do papel.

Sobre o Projeto “Navegando em 2020”:

“Navegando em 2020” é um projeto criado, em parceria com as especialistas e empresas citadas acima, que surgiu em meio a esse cenário de crise e incerteza, com o objetivo de contribuir para que empreendedores e empresários possam refletir sobre os seu modelo de negócio. A Defamília acredita que as empresas que conseguirão achar o seu caminho são aquelas que buscarem união e sinergia em sua rede de apoio.

Flávia, da Regência Criativa, explica que há diversas formas de se trabalhar com imagens para facilitar processos e uma delas é a metáfora. Metáforas contam uma história e faz as pessoas enxergarem algum tema de outra maneira, além de estimular a criatividade e a percepção.

Por meio de um template, com um tema escolhido, líderes e equipes podem se reunir e repensar seus negócio, olhando para ele de um outro jeito. Cada parte deste template contém espaços de uma história que deve ser explorada com perguntas. E porque perguntas? Porque uma boa estratégia nasce de uma boa pergunta. O objetivo dessa metodologia é parar um pouco, refletir, olhar de fora da situação e aí sim tomar atitudes que possam levar a lugares diferentes.

Do ponto de vista da Laura, consultora da Defamília, o momento é de muita reflexão. O cenário mudou muito, então planejar é muito importante. As respostas ainda não estão na mesa, mas as perguntas podem e devem ser feitas para trazerem a reflexão. As perguntas devem ser feitas não só por você, líder de uma empresa ou equipe, mas por todos na empresa. Além de entender as necessidades e desafios do negócio, é importante olhar para o estado emocional e físico da equipe.

Foco nas pessoas se torna questão vital para os negócios e as relações

Bruna, na Inovaria, ressalta que o momento exige que a gente olhe para dentro e veja como o time está e como que, juntos, podem superar os desafios que estão por aí. Em vez de separar a equipe entre gestores e funcionários, é necessário juntar todos e, com transparência, chegar na melhor solução para os dois lados.

Os desafios estão aí, mas com eles há muita oportunidade também. E cabe a cada um, com seu time, analisar e ver com aproveitá-las. Muitas empresas estão crescendo. O setor do e- commerce é um exemplo, segundo Laura. Muitas empresas ainda não haviam entrado nesse

modelo de negócio. É um modelo ainda novo, diferente e cheio de desafios, principalmente de tecnologia. Mas tem muita gente crescendo com isso.

Como construir redes de apoio?

Uma rede de apoio são pessoas conectadas com o intuito de contribuir e se ajudarem entre si. Deve-se considerar pessoas de diferentes especialidades, complementares, ou que estejam em situações e realidades parecidas com a sua.

“A rede de apoio é essencial para o negócio mesmo no ambiente de um cenário que não é de crise” – Bruna diz. Cada uma das pessoas possui uma especialidade e juntas podem criar algo muito maior. Quem já tem uma rede de apoio, melhor. Mas se você percebe que não tem ainda, tudo bem. O momento de crise traz esse alerta e você pode começar a cultivá-la com outras pessoas que estão numa situação parecida com a sua. Você pode começar com pessoas que já possua um relacionamento, clientes, ex-clientes, colegas de trabalho etc.

Você pode, também, ser a rede de apoio de outra pessoa. É um momento de solidariedade. De refletir sobre nossos trabalhos, nossos valores e o que está fazendo. Uma boa rede de apoio, sólida, é construída com um equilíbrio com o que você dá e o que recebe. Se você é generoso, vai perceber que existe uma troca genuína. Além disso, é uma estratégia de longo prazo. Não é só no momento do aperto, da dificuldade. “O futuro ainda é incerto, mas com certeza ele passa por essa solidariedade e por essa troca genuína”, reforça Priscilla sobre o assunto.

O propósito das empresas como norteador para as empresas:

As mudanças radicais que a crise tem trazido farão com que a forma de construir as coisas seja feita de forma diferente também. A pergunta chave aqui passa a ser: “esse produto realmente faz sentido para esse momento?”. Produtos podem ter que ser adequados ou descontinuados.

Então o produto passa a ficar em segundo plano, enquanto as pessoas e o propósito passam a ser o mais importante.

Flávia diz que, no momento de crise, a primeira coisa que você tem que cuidar é a sua segurança. Depois disso, você estará mais apto para enxergar o destino. Aonde quer chegar e se precisa mudar a rota para isso. O destino tem muito a ver com o que você entrega, o seu propósito.

A consciência das pessoas já se transformou. Não dá mais para falar apenas na concorrência. A gente está falando de uma sociedade mais colaborativa. Como impactar socialmente e ambientalmente um número de pessoas cada vez maior.

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Em momentos de grande crise, o ser humano tende a paralisar. O medo do incerto paralisa. E isso acaba dificultando a reflexão necessária. Então é preciso conseguir se afastar do problema, vê-lo com outros olhos, analisar a situação e aí sim aproveitar as oportunidades que também estão postas na mesa. Os medos pessoais não podem interferir na resolução dos problemas e superação do desafio.

A transformação é individual. É de cada um. Se a gente conseguir transformar o nosso modo de ver o mundo, os nossos negócios terão uma relevância maior para a sociedade.

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Navegando em 2020 é uma ferramenta desenvolvida para ajudar as pessoas a refletir sobre o cenário atual do seu negócio. A ideia é que você e seu time possam conversar sobre os desafios e oportunidades deste momento e com isso ter novas perspectivas para redesenhar e ajustar as rotas, criando planos de ação mais assertivos.

Confira a ferramenta que desenvolvemos especialmente para você.