A Nova Sociedade e o Novo Mercado

As empresas estão preparadas para se adequar às novas realidades e desafios nos dias atuais?

O mercado está mudando exponencialmente, e o jeito de fazer negócios também, a evolução da tecnologia, da comunicação e do acesso à informação juntamente com a mudança de hábitos de consumo.

As empresas precisam acompanhar as inovações e traçar novas estratégias para que continue a ser eficiente e atraentes. A transformação deve desenvolver uma maior integração com a sociedade, esta que hoje tem uma visão mais global da realidade e na formação de um novo individuo, muito mais preocupado com os impactos globais e a sobrevivência do planeta.

E as empresas o quanto estão preparadas para este novo momento?

No passado se pensava que o desafio eram as questões internas das empresas que as impediam de crescer.

Uma das razões principais do fechamento de empresas é a divergência entre sócios. Mas o tempo vem mostrando que esta dor tão conhecida do passado era apenas a ponta do iceberg. Pois, quando surgem os primeiros desconfortos, o primeiro passo é olhar para dentro e tentar achar os culpados. Porem os impactos são globais e são estes que fazem com os negócios mudem de forma.

E, para conseguir separar o Joio do trigo, não é uma tarefa fácil, sendo que na maior parte das vezes vira uma salada e entramos em conflitos e ainda, muitas das vezes, até escalamos estas desavenças aumentando a confusão.

Mas tenho uma boa notícia: a governança famíliar veio para ajudar a separar as questões em 3 grandes pautas:

-Questões relacionadas a família/ sociedade.
-Questões relacionadas ao negócio.
-Questões relacionadas ao patrimônio.

Com esta organização básica já fica bem mais fácil identificar onde está o desafio e focar no plano de ação, com metas claras e objetivas.

Outro ponto importante a ressaltar, é que o futuro dos negócios depende do alinhamento dos sócios em um objetivo conjunto.

Por isto, é tão importante abrir esta conversa o quanto antes, para que se possa definir com clareza os desafios e separar as pautas antes que seja tarde demais.

Caso queira aprofundar no tema a equipe Defamília está à disposição para atendê-lo.