Maturidade é…

Após acompanhar o MATURIFEST 2021, me vieram várias reflexões sobre a maturidade dentre elas: como estamos vivendo o nosso hoje, pois o ontem já foi e o amanhã depende do hoje.
Fiquei pensando como nós nos colocamos em uma posição de fragilidade quando não construímos no hoje, o nosso caminho do amanhã.
Há décadas trabalho na condução de processo de sucessão dentro das famílias empresárias. Mas te confesso, só há pouco tempo percebi que o caminho é o mesmo, seja você dono de um grande patrimônio ou seja você um executivo.
Tenho me dedicado a orientar fundadores e suas famílias a se tornarem gestores de patrimônio próprio e não mais gestores presos no processo respondendo a um sistema.

Estamos prontos para gerir nossa própria vida, com protagonismo?
Estamos prontos para não sermos mais somente um sobrenome de alguma empresa, mas sim nós mesmos, geridos pelo que acreditamos?
Esta liberdade só vem com o tempo e com a maturidade, mas este caminho é, com certeza, consequência do hoje que construímos e a cada novo passo em nossas vidas.
Mas vale lembrar que sem estabilidade financeira, muito dificilmente você consegue esta tão esperada estabilidade.
Envelhecer, sem ser clichê, traz sim mais sabedoria e conhecimento.
A maturidade é a consequência do acúmulo de experiências e de uma maior consciência da capacidade de se fazer conexões do que agregamos ao longo da vida.
A Maturidade não é gratuita, mas é um privilégio e, para atingí-la, passamos por muitas etapas, alegrias, frustrações, custa-nos tempo, dinheiro, paciência, muitos tropeços e até perdas.
Mas quando chega, Ah! Quanto poder nos confere e como se apresenta silenciosa e traz embutido nela muita paz e tranquilidade. Traz a serenidade de que não é importante saber o que os outros pensam ou dizem, não é importante saber o que o outro fez ou tem, onde estão os filhos, o que estudar, o que fazer no dia seguinte, onde ir!
Não se trata de uma liberdade leviana, mas é a liberdade das escolhas sem medos ou cobranças.
Não são necessários rótulos para o avanço da idade, pois é cada vez mais perceptível a atenção e consideração para os que ajudaram a preparar o mundo para o que ele é hoje, mesmo com suas problemáticas, mas certamente com grande progresso da sociedade e das tecnologias em todas as áreas.
Precisamos nos orientar dentro dos contextos e fazer um questionamento de como eram as coisas há um século atrás, assim, teremos uma referência para o quanto desenvolvemos como sociedade. Pensar que luz e energia só chegaram em nossas casas há pouco mais de 100 anos é assombroso.
Pensar na situação sanitarista e como eram as grandes cidades neste mesmo tempo, deixa-nos de cabelo em pé não é?
O Maturifest 2021 nos fez refletir, vivenciar, e experienciar com as melhores vozes brasileiras e também internacionais, colocando em evidência as referências que os anos trazem em nossas vidas, e que,passar por momentos de insensatez, cometer erros e o famoso “bater a cabeça na parede” não faz de nós pessoas más ou irresponsáveis, mas pessoas que não se ateram ao mesmismo ou ao achismo, transpondo barreiras, especialmente nós mulheres.
Neste tipo de evento, cria-se um momento para valorizar a maturidade, mas não somente falar das pessoas que atingiram seu “ápice” na carreira ou nos negócios, mas sim de todos nós que procuramos nos conscientizar de que não precisamos ser assim tão conscientes e que precisamos rasgar as cortinas que nos vedam e desvendar os enigmas e montar os puzzles quando necessário.
No âmbito das empresas, a maturidade na condução dos negócios, têm nos oferecido uma gama de grandes gestores em conglomerados familiares, que se preparam para serem as lideranças de seus patrimônios e, por consequência, de suas vidas.
Ao celebrar a maturidade e sentir este privilégio de ver o dia de hoje e ainda continuar a nos preparar para os amanhãs, sem correr para que tudo dê certo e seja perfeito, nos deixa esta sensação: como é lindo finalmente viver!