Como superar os desafios do momento e garantir sua renda

Nos últimos dias a nossa vida mudou completamente. A minha, a sua a de todos nós em todo o mundo. Uma inesperada pandemia está provocando grandes transformações. E uma delas é, sem dúvida, a forma como ganhamos dinheiro, como trabalhamos, como conquistamos os recursos necessários para viver. A tradicional forma de trabalho por meio da CLT está tendo que se reinventar nesse momento. As pessoas estão tendo que buscar novas formas de ganhar dinheiro.

Uma destas formas é o tão sonhado conceito de “viver de renda”. Que é uma maneira de obter rendimentos sem depender de um empregador ou emprego formal (o que seria o mundo ideal nos dias que vivemos hoje com a necessidade do isolamento social), podendo usufruir de uma vida mais tranquila, sem se preocupar muito com dinheiro e ter a possibilidade de até reinventar a forma de trabalhar com mais tranquilidade. 

Viver de renda ainda é possível ?

Os investimentos podem ser: financeiros, imobiliários e negócio próprio, trabalho CLT ou autônomo.

Mas seja qual for sua diversificação de portfólio, os investimentos imobiliários, historicamente, sempre foram um investimento conservador e de geração de segurança.

Mas o mundo vem mudando de uma forma muito acelerada e a concentração do portfólio em qualquer um destes ativos é um desafio a se refletir.

Se você se interessou até aqui, siga a leitura. Nós iremos tratar sobre as principais vantagens de investir em imóveis, e como garantir uma boa gestão do seu patrimônio imobiliário neste momento de crise.

Principais vantagens do investimento em imóveis

Fazer investimento em imóveis sempre foi uma estratégia focada na segurança. Com taxa de retorno baixo combinando estabilidade e possibilidade de valorização imobiliária.

Abaixo citamos algumas razões para usar esta estratégia. Confira!

  • Segurança: mesmo em momentos de crise, sempre existirá a demanda por imóveis (sejam eles para moradia ou para atividades comerciais). Além disso, este tipo de investimento possui menor impacto do que aplicações financeiras, por exemplo.
  • Valorização: ainda há déficit habitacional no Brasil de milhões de residências provocando o aumento da procura e um potencial de valorização dos imóveis. Além disso, fatores como projetos arquitetônicos diferenciados podem valorizar o imóvel.
  • Fontes alternativas de renda: com a economia colaborativa reinventando o mundo, surgem novas ideias para rentabilização do imóvel como aluguéis compartilhados, co-working, Airbnb, entre outros.
  • Livre de inflação: as transações financeiras do mercado imobiliário são atualizadas pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), um índice de preços do setor da construção civil. Dessa fora, investir em imóveis pode proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.
  • Geração de renda: investir em imóveis permite que você gere renda passiva, um importante aliado neste momento onde estamos sendo convidados a repensar nossa forma de trabalho. Frequentemente há procura por um imóvel para alugar e os dados mostram que essa demanda se mantem mesmo em tempos de crise. Porém, em momentos de crise pode ser necessário se adaptar e se tornar um parceiro do locatário e negociar os contratos.
  • Diversificação: o investimento em imóveis é muito utilizado por quem busca diversificar o portfólio de investimentos e assim reduzir os riscos. Até os investidores mais ousados da bolsa possuem parte do seu dinheiro investido em fundos imobiliários.
  • Valorização da região: a região em que o imóvel está impactará diretamente na sua valorização. Infraestrutura, projetos públicos e da iniciativa privada costumam auxiliar na valorização da região e, consequentemente, do imóvel também.
  • Benefícios fiscais: há diversas deduções que são possíveis como juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros, depreciação, entre outros. Há até mesmo à isenção de Imposto de Renda em algumas situações.

Gestão do Patrimônio Imobiliário

Nem todo mundo tem a disciplina para reservar um dinheiro todo mês para colocar em uma aplicação financeira, mesmo sabendo que essa é uma necessidade para formar um patrimônio e alcançar o objetivo de diversificação de renda.

 Os imóveis podem funcionar como um seguro para proteger a sua família. Por essa razão é muito importante que você faça a correta gestão do seu patrimônio imobiliário ou conte com uma empresa especializada que auxilie neste processo. Além de garantir uma renda segura e constante, na maior parte das vezes os aluguéis, são uma fonte importante de segurança neste momento. 

Assim, o investimento em imóveis mesmo em tempos de crise, é uma boa forma de construir o seu patrimônio, rendendo frutos, seja por meio do aluguel ou seja gerando ganho de capital.

Case McDonald´s

Já sabemos que gerar renda a partir do aluguel de imóveis é um bom negócio. E há casos famosos de como isso alavancou patrimônios e até mesmo a operação da própria empresa. Curiosamente, um dos casos de sucesso do investimento imobiliário mais notório é o caso do McDonald´s.

Conhecida rede de fast food, muito de seu êxito se deu à estratégia de investir em imóveis. Na década de 50, o lendário CEO do McDonald´s – Ray Kroc – se deparou com um grande problema: os franqueados não tinham recursos suficientes para comprar o terreno e construir o restaurante. Então um de seus executivos teve a ideia de, com a ajuda de investidores, comprar o terreno, construir a loja e alugá-la para o franqueado. O aluguel seria pago com o fluxo de venda de hambúrgueres.

Essa operação teve tanto sucesso que o McDonald´s chegou a ser descrito como “uma empresa do setor imobiliário que vende hambúrgueres para que quem aluga os seus terrenos possa pagar o aluguel”. Atualmente, 70% do resultado operacional do McDonald´s provém do seu patrimônio imobiliário.

Neste artigo você conferiu os diversas razões para fazer investimento em imóveis, como construir seu patrimônio imobiliário e tirar proveito da renda mensal e contínua gerada por estas ações. 

Aproveite pra continuar sua leitura e conhecer nossos outros materiais aqui no blog sobre gestão de patrimônio imobiliário.