Metáforas e Estratégia: Imagens que inspiram

  • Publicado em 30 de abril de 2020 linkedin

Flávia da Costa de Paula Facilitadora Gráfica, Faciltadora de grupos e Educadora

Na semana passada, uma grande amiga, Priscilla Melo, sócia-fundadora da DeFamília e suas parceiras – Laura Villares e Bruna Lima, me convidaram para participar de uma live sobre negócios diante da Pandemia do Covid-19. 

NAVEGANDO EM 2020

Como repensar negócios e suas estratégias diante de tantas incertezas?

 Não sabemos quando vamos voltar a trabalhar normalmente. Não sabemos como o mercado irá reagir quando as pessoas voltarem às ruas. Não sabemos como será o mundo após o fim do Covid…. São muitas dúvidas e poucas certezas.

Com o objetivo de ajudar as empresas familiares e os empreendedores, o quarteto embarcou em uma viagem de criatividade, dispondo como nossos diferentes conhecimentos poderiam gerar algo prático e fácil de ser utilizado por qualquer empresário. 

“Para navegar nos dias atuais é preciso ter um norte muito claro e grande flexibilidade para ajustar a rota e a velocidade sempre que necessário”, diz Sandra Chemin. Inspiradas nesta idéia criamos uma Metáfora para nos guiar neste momento de reflexão. 

O que é uma metáfora

Uma metáfora é uma maneira de visualizar uma ideia. Uma boa metáfora conta uma história e instiga a curiosidade, nos ajudando a pensar de forma diferente sobre um conceito. E nada melhor que ampliar a perspectiva sobre o momento atual para poder repensar a rota dos nossos negócios. Foi assim que nasceu o tema da nossa live – Navegando em 2020. 

Explorando os detalhes da Metáfora Navegando em 2020 

Criamos a metáfora de um barco navegando por mares incertos, com um Drone sobrevoando o cenário, onde cada elemento da imagem tem um significado e esrá repleto de perguntas estratégicas para apoiar a reflexão. 

O segredo para interpretar uma boa metáfora é conhecer e entender seus diferentes elementos, pedaço por pedaço. É como se estivéssemos investigando cada bloco de informação com uma lupa para entender o que aquilo significa, fazer correlações e criar novos sentidos sobre aquele tema. Somente assim poderemos ter um olhar renovado da figura completa. 

Nesta metáfora os elementos foram estruturados da seguinte maneira: 

drone significa a capacidade de visão ampliada que os líderes e empreendedores deveriam desenvolver. Se a alta liderança fica presa na operação e no “apagar incêndios” do dia a dia, não consegue olhar a cena de fora, não consegue ter novas perspectivas, não enxerga além do problema. 

Mas se você estivesse sobrevoando com um drone conseguiria analisar todo o cenário para então fazer as mudanças de rota necessárias. Olhando lá de cima, o que vemos então? 

Tudo começa pelo seu barco e sua equipe (sua empresa). Antes de pensar em qualquer outra coisa, é preciso entender como está a situação do seu barco e se ele está em segurança: 

  • Ele tem mantimentos para sobreviver por quanto tempo? 
  • Tem algum furo? 
  • Tem chumbo na quilha para suportar ondas altas? 
  • E a equipe? Como está a energia do time? 
  • Eles sabem para onde tem que ir? 
  • Cada um sabe o que tem que ser feito? 
  • Que novas habilidades precisam desenvolver? 

Depois de entender como está seu barco, é hora de olhar para fora e mapear quais são os principais desafios que está enfrentando (ou ainda vai enfrentar), representados pelas ondas. E quais as oportunidades que estão ao seu redor, representados pelos peixinhos. Muitas vezes estamos tão focados nas ondas (desafios) que nem paramos para observar se há peixes por perto e perdemos as oportunidades que estão bem ali do lado… 

Ainda olhando ao redor, você vai encontrar alguns barcos navegando no mesmo mar que você. São a nossa rede de apoio. Agora mais do que nunca o mundo pede colaboração e trabalho em rede. E estas são perguntas estratégicas para seu negócio não apenas nesta crise, mas no médio e longo prazo.  

  • Para superar estas ondas, com quem você pode contar? 
  • Que tipo de ajuda precisa? 
  • Se você precisar de um bote salva-vidas, quem vai acionar? 
  • Que tipo de ajuda pode oferecer? 

E por fim, é hora de reavaliar seu destino. Quando seu barco saiu para navegar, ele tinha um destino e uma rota definidos. Agora, diante de tantas ondas é preciso reconsiderar o destino e o trajeto para ver o que muda e o que se mantém. 

  • Seu destino continua o mesmo? 
  • Seus clientes ainda estão naquela ilha? Ou já não faz mais sentido seguir para lá? 
  • Será que você precisa fazer uma parada estratégica para se reabastecer? 
  • O tempo e a rota para chegar ao destino precisam ser ajustados? 

Sendo assim, estas perguntas nos levam ao último bloco que devemos preencher na nossa metáfora – o mapa. Só depois de rever todo o cenário, de olhar a figura de cima, é possível ajustar a rota e redesenhar os planos de ação. 

O poder da imagem e das metáforas 

Há muitos anos nós, da Regência Criativa, participamos de sessões de planejamento estratégico apoiando os facilitadores e o grupo a ter mais clareza sobre seus talentos e desafios. As imagens que criamos ao longo das discussões vão trazendo compreensão, alinhamento, e quando todos estão na mesma página de um tema, fica muito mais fácil decidir coletivamente. E os resultados após a reunião não se esvaem facilmente… eles permanecem vivos dentro de cada participante. 

Este é o grande poder de uma imagem criada coletivamente – ela pertence a todos. Ela é forte. Ela tem significado. 

Nosso convite a você, que está lendo este texto, é que use a ferramenta Navegando em 2020 para refletir sobre o seu negócio. E se puder fazer isso com seu time, melhor ainda! Conecte todos os envolvidos e vá navegando, bloco por bloco, para responder a estas perguntas estratégicas. E ao final, revejam os planos de ação juntos. 

E para quem perdeu a Live ou quer fazer o download do material completo com instruções de uso, segue o link da página da DeFamília:

Desejamos que os barcos de todos vocês cheguem inteiros nos seus destinos! Que a equipe saia fortalecida e ainda mais unida! E que a rede de apoio se fortaleça, para navegar com segurança e colaboração. 

Abraços virtuais, 

Flávia de Paula – Regência Criativa