O futuro da empresa familiar

Como deixar um Legado Familiar: o futuro da empresa familiar

Muito se fala sobre nosso futuro, mas o que isso significa? o que será que ele trará? Segundo o dicionário Michaelis, a palavra futuro é “Tempo que ainda está por chegar”. Mas quando começa e quando termina? E quais mudanças o patrimônio familiar e o legado familiar enfrentará?

O futuro do Passado: patrimônio familiar

Em 1977, nos Estados Unidos, o jornal Herald Star pediu para um grupo de crianças entre 10 e 12 anos que fizessem previsões para o ano 2000. Grande parte citou robôs que fariam atividades do dia a dia para nós, e substituiriam professores e empregados. Outras previram o fim de todas as doenças e guerras além dos prédios seriam redondos.

Algumas acertaram, outras não. Em 1900, um grupo de artistas franceses se perguntaram o mesmo sobre os anos 2000 e fizeram desenhos imaginando que haveria carros voadores, robôs para as atividades domésticas, escolas robotizadas, etc. O que os artistas de 1900 e as crianças de 1977 tem em comum? Ambos projetaram um mundo onde a tecnologia seria dominante e acabaria com todos nossos males.

Muitos problemas realmente foram superados, mas outros foram criados a partir da própria modernização. Segundo uma pesquisa da Royal Society for Public Health, no Reino Unido, foi comprovado que a maioria das incidências de distúrbios psiquiátricos (depressão, ansiedade, transtorno bipolar, déficit de atenção, TOC, etc.) em jovens entre 14 e 25 anos está ligado com o uso de redes sociais. Os mesmos reportaram na pesquisa, em 2017, que o uso de Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter causavam efeitos negativos nos usuários.

Algumas redes sociais se mostraram preocupadas com as ligações de incidentes psíquicos em seus usuários. O Instagram inclusive realizou um questionamento online, em sua plataforma, perguntando qual era o grau de satisfação com o tempo gasto no aplicativo diariamente. 63% dos entrevistados que responderam que se sentiam infelizes utilizavam a rede por mais de uma hora por dia.

Os outros 37% que se diziam felizes, passavam, em média, apenas meia hora por dia.

Legado Familiar: O Negócio do Futuro

Analistas sugerem que os negócios que se destacarão no futuro serão aqueles que resolvam os problemas da sociedade. O modo de como deixar um legado familiar é a palavra-chave para entender esta mudança.

Alguns estudos comprovam que se mais de 70% das marcas desaparecessem do mundo, elas não fariam falta alguma. Pois, não estão focadas em solucionar um problema, mas em agregar, em grande parte, apenas um patrimônio familiar. As empresas que encontram um legado familiar vem se tornando mais bem sucedidas dos que as focadas em apenas um patrimônio familiar.

Alguns exemplos deste novo modelo de negócio, apesar de modestos, podem ser vistos atualmente.

Empresas que oferecem produtos veganos, orgânicos eco-friendly e de energias sustentáveis são algumas das que mais crescem no mercado nacional, elas não estão buscando um aumento de lucro como base para seus negócios, o desenvolvimento do patrimônio familiar não é o único objetivo, elas também procuram um modo de como deixar um legado familiar para a sociedade. Elas encontraram um legado familiar, trazendo benefícios a todos os envolvidos.

Com uma crescente busca por modelos de vida saudáveis, além de uma maior conscientização dos problemas ambientais em nosso mundo, houve uma união deste seleto grupo com marcas que atendam suas demandas, criando um forte vínculo entre empresa-consumidor.

A Criação do Legado Familiar

É desta ideia que nasce o conceito das organizações movidas por propósito, a busca por como deixar um legado familiar, que nascem com uma causa nobre de impacto para a sociedade.

A Defamília nasceu para solucionar um problema existente nas famílias empresárias, que é justamente a necessidade de repensar seu modelo, buscando o legado familiar, encontrando um propósito para seu negócio e o conciliando com a manutenção do legado familiar que gera o desenvolvimento do patrimônio familiar.

No quesito de como deixar um legado familiar, desenvolvemos junto a família um projeto de vida gerador de harmonia e bem-estar entre as pessoas envolvidas no processo. Para a DeFamília, todas as empresas familiares possuem um legado familiar, a ser identificado conforme o objetivo de cada uma.

A empresa focada penas na geração do próprio patrimônio familiar ou a focada na geração de um propósito positivo para a sociedade. Qual dos dois modelos na sua visão terá mais sucesso?

Neste momento, não estar atento ao movimento da exponencialidade tecnológica faz com que as empresas que buscam apenas o lucro, focadas apenas no patrimônio familiar, percam espaço no mercado. E se esta empresa, por sua vez, for incapaz de se alinhar internamente, será impossível encontrar a resposta para como deixar um legado familiar.

Os negócios que estão se desenvolvendo neste momento, são os que possuem, em seu corpo dirigente, o empreendedor capaz de fazer a leitura correta do momento histórico que estamos vivendo, e que possui em seu legado familiar, valores para serem levados adiante. Além de adaptar o seu empreendimento para ser um solucionador de problemas da sociedade.

Patrimônio Familiar X Legado Familiar: A Indústria 4.0

Os negócios estão enfrentando uma das maiores transformações dos últimos séculos, ocasionadas pelas profundas mudanças da 4ª Revolução Industrial. Seu fundamento básico implica que, conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, podendo controlar os módulos da produção de forma autônoma.

Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e independência para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas durante a produção.

Para o mundo dos negócios, a Indústria 4.0 está apresentando desafios – e também oportunidades, que podem fazer com que organizações que tenham as habilidades de liderança corretas consigam acompanhar as novas tendências, e se destacar como líderes em seus respectivos setores. Além de conseguir conciliar o desenvolvimento do patrimônio familiar com a busca de um propósito e um legado familiar.

Os maiores diruptores virão da tecnologia, de acordo com o International Business Report 2019 (IBR) da Grant Thornton, que pesquisou líderes seniores em empresas de médio porte em todo o mundo – sugerindo que a ascensão do mundo digitalmente conectado será a maior mudança, citada por 42% dos entrevistados – no Brasil, esse número sobe para 62%. Isto é seguido de perto por outros avanços tecnológicos, incluindo inteligência artificial (IA), big data (40%) e uso de automação e robótica (35%).

Então está em suas mãos adaptar o seu negócio e encontrar o impacto positivo/legado familiar que seu negócio pode gerar na sociedade, e adaptar a sua equipe para o profissional do futuro. Caso você já esteja neste caminho compartilhe conosco sua história e sua trajetória para servir de inspiração para mais e mais empresários.

Caso venha de uma história de empresa com legado familiar mais madura, com olhos para apenas o patrimônio familiar, sem o planejamento de um legado familiar sólido, e tenha alguma dúvida de como fazer esta transição, a Defamília está aqui para ajudá-lo.