Preparando sucessores para criarem seu próprio protagonismo.

O processo de sucessão é muito além de dar continuidade à uma empresa, é sempre um processo onde os princípios, valores e legado se misturam. É como conduzir algo apenas sucedendo o outro, sem colocar o que você acredita e assumindo o protagonismo de sua própria vida. Lembre-se que a continuidade deste negócio vai depender do esforço e dedicação de muitos na verdade de todos sócios, colaboradores, fornecedores e outros que depositam na figura do sucessor a certeza da continuidade.

Por isto mesmo não é tão simples como parece, pegar um negócio que teve sucesso até aqui e imprimir um novo olhar mais atual e alinhado às necessidades do futuro.

Hoje em dia, os negócios que vão sobreviver, são aqueles que conseguem alinhar, tanto a identidade própria de seus sócios e sucessores quanto coordenar com as demandas de mercado.

E aos que respondem a seguinte pergunta: Para que o meu negócio existe? Se a resposta for para gerar retorno para os acionistas, simplistamente, este negócio está fadado ao insucesso.

Hoje em dia os negócios precisam estar alinhados de fato com a identidade do negócio. Não é possível, por exemplo, ter um negócio do segmento de decoração e estar utilizando madeiras de desmatamento para a confecção de seus móveis.

A coerência é tudo e é aí que surge o verdadeiro sucessor, aquele que consegue imprimir os conceitos mais atuais da administração, respeitando a história construída pela família e imprimindo o seu protagonismo nos negócios.

Se a família tem vários membros, é importantíssimo entender quem será o sucessor e, se existe esta figura na família, cada um deve definir o seu papel no sistema familiar e no dos negócios.

Por exemplo, eu posso ser uma acionista e não estar diretamente ligado a gestão, mas irei me fazer presente no conselho de família. Posso também ser quem vai suceder, ser reconhecido e validado neste papel e fazer um excelente trabalho.

Mas seja qual for a minha posição, é importante que cada uma das partes desempenhe o seu papel com clareza, para que no futuro não culpe o outro por suas omissões.

E caso você perceba que não entende do assunto e que prefere seu recurso aplicado em algo menos arriscado, é hora de abrir a conversa e não deixar para depois o que se pode construir hoje.

Um alinhamento claro e objetivo de pessoas adultas, capazes de validarem suas expectativas e objetivos, como o de encontrar seu propósito.

Para que não ocorra conflitos ou comprometimento do próprio sistema familiar, este processo deve ser realizado o quanto antes, para que todos os participantes tenham a oportunidade de se manifestarem e criarem uma ponte, com etapas definidas para que tudo seja de forma tranquila e organizada.

Entender o seu papel neste sistema, com certeza, trará o seu protagonismo e a sua realização de vida, pois não precisamos ser o que esperam de nós e sim o que damos conta de ser e acima de tudo precisamos ser felizes e realizados e gerando a nós e ao nosso núcleo familiar harmonia e bem estar.

O DeFamilia já fez e, faz parte de muitas histórias de sucesso no processo de passagem de comando em empresas, proporcionando e garantindo o diálogo, como também, criando passos fundamentais para esta transição.

Quer continuar sua história de sucesso? Fale com o DeFamília!