A gestão de uma empresa não é tarefa fácil. Menos ainda se essa empresa for familiar. Mesmo sendo muito comum no Brasil, a sucessão familiar de uma empresa passa por uma série de desafios que, muitas vezes, sem conseguir superá-los, seja por falta de preparo dos sucessores ou fatores externos, levam ao fim da empresa.
A sucessão da empresa é uma questão problemática. Estatísticas apontam que apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira. Mas o que estes dados não dizem é que cada vez mais o processo de sucessão cederá espaço a um processo de reformulação ou reconstrução do próprio modelo de negócio da empresa.
Para saber mais sobre este processo, siga a leitura deste artigo.

Reconstruir um negócio de sucesso pode ser rápido
História e tradição jamais devem ser desconsideradas, mas é preciso olhar para as tendências, o mercado e o que grandes e pequenas empresas estão fazendo para transformar o seu negócio e mantê-los vivos.
Por esse motivo a questão do tempo é bastante relativa. Veja o caso das empresas unicórnios, que são aquelas startups – normalmente ligadas à tecnologia – que chegam ao valor de mercado de 1 bilhão de dólares em aproximadamente 6 anos. A 99 Táxi é uma empresa brasileira criada em 2012 que, em 2018, se tornou o primeiro unicórnio brasileiro com o aporte milionário da empresa chinesa Didi Chuxing.
Mas para todo novo modelo de negócio – ou até mesmo para a evolução de um já existente – é preciso de conhecimento e inspiração. As famílias empresárias são o grande catalisador para gerar impacto positivo no Brasil e um dos seus maiores desafios está em se adaptar ao futuro e criar sua trilha de aprendizado.
Com o objetivo de acompanhar as tendências, os cases de empresas unicórnios, tecnologias disruptivas e trazer todas essas discussões para o Brasil, a Defamilia irá enviar uma pequena comitiva para participar da SXSW 2020, que acontece em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 23 de março.
Defamília na SXSW 2020
A South by Southwest Conference, mais conhecida pela sigla SXSW, é um dos maiores eventos de inovação do mundo. Não é uma simples conferência de negócios, criatividade e tecnologia. É um evento sobre cultura e comportamento, onde se vê um pouco de tudo com uma convergência de assuntos, atividades e temas.
Realizado todos os anos no mês de março em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, é, sem dúvida, um evento importante para o ecossistema de inovação. De lá muitas startups que conhecemos ganharam projeções como plataformas como Twitter, Foursquare e Uber, apenas para citar algumas.
Se você não conhece muito sobre o SXSW, saiba que é um evento grandioso que em 2019 foi composto por mais de 2 mil palestras, 5 mil palestrantes e um público de aproximadamente 75 mil participantes de todo o mundo. Soma-se a estes números mais de 700 festas e shows gratuitos durante os dias do evento. É, sem dúvida, a Disneylândia dos empresários, abordando tendências e tecnologia no mundo.
A Defamilia acompanhará tudo de perto, buscando conhecimento, networking e, principalmente, insights com foco nos negócios familiares e como as inovações podem auxiliar no processo de sucessão. Porque sem entendermos os movimentos sistêmicos do ecossistema que estamos inseridos não é possível mudar a chave.
Vamos falar mais sobre isto? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais novidades.