Unir tradição e inovação é a missão da Breton, empresa do ramo de decoração , fundada há mais de 50 anos, e hoje com 8 lojas no Brasil, sendo 5 próprias e 3 franquias. Fabiana Feferbaum, neta do fundador da empresa e atual diretora financeira, foi convidada para ser embaixadora da Defamília e compartilhar com a gente sua experiência de trabalhar perpetuando os valores do avô (e dos pais) e ao mesmo tempo criando novidades para o mercado do século XXI.
O avô de Fabiana veio da Europa para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, e não demorou a abrir uma pequena loja de Santana, no estado de São Paulo, na qual vendia cadeiras e sofás. Os pais deram seguimento ao negócio e a empresária se lembra de passar a infância indo às lojas da família e ao centro de distribuição. Hoje, cinquenta e um anos depois, a empresa tem quase 400 funcionários, trabalha com dezenas de designers e virou marca de referência em design no país.
Fabiana Feferbaum foi entrevistada por Priscilla Mello, fundadora da Defamília, no Civi-co, polo de inovação social em São Paulo.
“A Breton é parte da nossa família, desde sempre. Meu irmão chegou a fazer medicina, mas no terceiro ano de residência desistiu e veio trabalhar na empresa. Minha mãe cuida da parte de relacionamento com arquitetos,” explica Fabiana, cujo pai é presidente da empresa e a irmã diretora de marketing.
Uma das importantes contribuições de Fabiana e dos irmãos para a modernização da empresa foi a criação do movimento Ecobreton, que envolve uma série de ações de impacto positivo.
“A gente quer ir além de vender móveis e de ter um bom relacionamento com o cliente, a gente quer devolver o que tira do meio-ambiente. Daí surgiu o movimento Ecobreton, no ano passado. O movimento usa o design como ferramenta de mudança, incentivando toda a cadeia de valor a viver de forma mais sustentável.
“É muito importante você fazer parte, você ter um propósito, você mostrar mais valor a seus clientes, seus fornecedores, seus colaboradores, para todo mundo… A gente quer que todo mundo faça parte disso e que as pessoas vivam de forma mais sustentável de verdade,“ explica.
O primeiro projeto dentro do Movimento foi idealizado com a Visionários, agência de comunicação com foco em projetos com propósito transformador. A empresa lançou uma campanha para desafiar novos talentos a criarem uma empresa que usasse os resíduos da Breton na fabricação de um produto, fazendo com que os materiais descartados voltassem para a economia. O projeto vencedor entre 80 inscritos foi uma empresa de aluguel de móveis feitos com papelões, tecidos e outras matérias primas usadas no processo de fabricação da Breton.
Outra ação surgiu de uma parceria com a Ecoera: a campanha “Meu metro quadrado Breton”. A cada pedido feito por um cliente, a Breton se compromete a contribuir com a ONG Iniciativa Verde para o plantio de um metro quadrado de mata atlântica.
Priscilla: O que você diria para as famílias empresarias diante de crises como a gente vem enfrentado no Brasil?
Fabiana: Eu diria: continuem trabalhando, esqueçam um pouco o cenário em que estamos vivendo e digam: eu vou continuar fazendo, eu vou continuar trabalhando, eu vou continuar indo atrás do que eu acredito, porque as coisas vão acontecer. Se você ficar só se lamentando e falando “ah, o Brasil está em crise, ou ah, está muito difícil, você realmente contamina com um clima ruim a empresa. Você tem que acreditar no seu negócio, independentemente do que está acontecendo.”