Tem muita gente por aí falando sobre propósito nos negócios. Mas, afinal, o que é isso? Propósito é onde você quer chegar. E uma frase atribuída ao filósofo romano Sêneca é excelente para ilustrar a importância de se ter um propósito na vida: ” Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”.

Estamos vivendo na era do propósito. A atitude das novas gerações nos comprova isso. Os jovens, cada vez mais, querem trabalhar naquilo que os move e naquilo que move o mundo. Eles têm objetivos claro: querem vender não só camisetas e lavagem de camisetas, ou seja, produtos e serviços. Eles querem vender causas e experiências. E eles estão certos de que se dedicando a isso, vão conseguir chegar onde querem chegar e ainda ganhar dinheiro.

Isso pode parecer utópico mas é real. Pesquisas indicam que as empresas com propósito além do lucro acabam tendo melhores resultados financeiros a longo prazo. A revista Harvard Business Review, por exemplo, publicou que as empresas que não possuem foco em lucro são as que mais estão lucrando a longo prazo. Por que o que vende hoje é propósito, porque somente com proposito você consegue entregar uma coisa diferente e relevante ao mercado. E o propósito aparece como o melhor elo entre a empresa e o consumidor.

Um Ted Talk excelente é o com o consultor britânico Simon Sinek, autor do livro Start With Why, no qual ele fala sobre a importância de se construir uma empresa a partir de uma simples pergunta: Por que?