Os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus estão alcançando números alarmantes e, segundo os especialistas, ainda há muito por vir. Mas além da evidente preocupação – e ações preventivas – com a saúde das pessoas, há o fato de que a vida das mesmas não pode parar.
Diversos paradigmas estão sendo quebrados, forçando muitos a mudarem hábitos e formas de viver. Nunca as tecnologias de comunicação foram tão importantes como neste momento. O processo de transformação digital, que já era realidade para diversas empresas e pessoas, agora se tornou vital para a sobrevivência e continuidade da maioria delas.
Estados Unidos implementa tribunais e mediação online.
Devido às medidas de quarentena causada pela propagação do coronavírus, tribunais americanos se viram obrigados a continuar o serviço de forma totalmente online. Os serviços incluem audiências, julgamentos ou todos os outros procedimentos que eram feitos de forma presencial. Mais de 3 mil juízes receberam treinamento básico e recursos tecnológicos para exercerem suas atividades sem comprometer o andamento dos processos judiciais.
Os fóruns de família também passaram a operar online. As negociações acontecem em ambiente virtual, com uso de algumas ferramentas. Falando em resolução de conflitos, quando há a necessidade dessa ferramenta, advogados e mediadores também estão adotando a videoconferência em seus processos.
Uso da tecnologia para aumento da eficiência em processos
Neste momento a tecnologia tem sido utilizada para processos mais emergenciais, mas é fato que estamos caminhando para o seu uso mais frequente. Além dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Singapura e China já fazem uso destas ferramentas em seu dia a dia judiciário.
No Brasil, estamos prosperando na realização de julgamentos virtuais, mediação online e processos eletrônicos. Tendo em vista que no país há uma carga de mais de 100 milhões de processos em tramitação, este caminho apresenta-se como bastante promissor para agilizar as atividades e resolução dos casos.
Mediação online já é realidade no Brasil
A mediação online é uma poderosa ferramenta de apoio a empresas, especialmente as empresas familiares, que agora terão um grande desafio de renegociação de todos seus compromissos para que consigam superar este momento.
A Defamília, que já atua apoiando as empresas familiares a se tornarem famílias empresárias, aptas a administrar os negócios, patrimônio imobiliário e financeiro, e por entender essa crescente necessidade, passou a atuar em parceria com a MOL – mediação online, uma plataforma especializada na resolução de gestão e prevenção de conflitos para pessoas físicas, empresas e instituições.

A mediação online é, sem dúvida, uma tendência para o mundo moderno. Permitindo a resolução de conflitos de maneira mais rápida e econômica, a metodologia é uma boa saída para enfrentar conflitos mais comuns – e tortuosos – que surgem na administração de uma empresa.
Se você se encontra em uma situação que necessita de nosso apoio, nós temos a solução para lhe ajudar